Aplicações da Automação residencial.

A automação residencial é aplicavél a diversos tipos tipos de situações em uma casa ou apartamento e suas soluções são divididas basicamente em três segmentos: conforto, segurança e economia.

Para o conforto a automação residencial propicia um gerenciamento e controle de inúmeros dispositivos, como iluminação, irrigação, bombas de piscinas e spas, janelas, persianas e cortinas motorizadas, ar condicionado, tomadas, Tvs, receiver e quaisquer equipamentos que sejam comandados por controle ir (infra-vermelho) e RF (radio frequência) sem criptografia, tudo isso em apenas um aplicativo de Smartphone e ipad, ou através de ativadores fisicos como um chaveiro com teclas de comando e interruptores na parede, podendo inclusive ativar varios comandos pré-selecionados em apenas um toque, esta ação é conhecida como “Cena”.

Cenas são muito usadas na automação residencial para selecionar cenários de iluminação, Climatização e multimédia de forma separada ou conjunta!

Por exemplo: Ao chegar em casa e apertar apenas um botão no interruptor, faz que o sistema de automação ative a iluminação até seu quarto, ligue o sistem de som ambiente e abra as persianas. Existem aplicações também para o conforto e acessibilidade de pessoas idosas, com dificuldades de mobilidade.

Quanto a Segurança, apesar de não ser essa a real função de um sistema de automção ele é capaz de visualizar imagens de cameras ip, gerenciar seu alarme e trabalhar de forma conjunta, com envio de notificações sobre movimento de pessoas, aberturas de portas ou janelas e assim Ativando som de sirenes e cenas “anti-intrusão” que pisca as luzes e abre cortinas da casa, criando um ambiente hostíl para o ivasor.

Para sua economia o sistema de automaçao monitora iluminação e dispositivos ociosos e os desliga automaticamente evitando gastos desnecessarios com energia, ajundo também o meio ambiente! Os módulos de automação também monitoram o consumo elétrico dos dispositivos integrados ao sistema!

A Neo Domotica preparou este conteúdo e uma serie de outros para auxiliar você que deseja ter sua casa automatizada a analizar quais suas necessidades para que assim seja elaborado o projeto de automação residencial da maneira mais personalizada possível.