O que é rede wi-fi Mesh?

Reprodução

Hoje em dia é bem comum as pessoas terem internet sem fio em casa, um Roteador comum emite o sinal, para que assim a rede de internet alcance os ambientes sem que cabos de rede sejam passados por todos os lados.

Porém, muitas vezes, mesmo com bons roteadores, é comum existir problemas com conexão em algumas áreas da casa, com o wifi tradicional zonas distantes do roteador mesmo com uso de repetidores perdem muito a qualidade de sinal ou as vezes o sinal acaba por nem funcionar! Tendo em vista este problema foi inventada a Rede tipo “Mesh”.

Igualmente ao Wi-Fi comum, que necessita de um roteador para transmissão de dados, os dispositivos com tecnologia Mesh também precisam de um roteador para que seja feita sua conexão com a internet. Porém, a grande diferença é que enquanto no wifi comum a transmissão tem como base apenas 1 roteador na Rede Mesh, são usados, pelo menos, dois que devem ser colocados na residencia de forma distribuída, para que o sinal alcance qualquer ponto da casa!

Você agora pode estar pensando: Ué, mas os repetidores wifi também fazem isso!

Mas, diferentemente de repetidores a Rede Mesh consegue distribuir todo o sinal com qualidade e de forma igualitária formando como o próprio nome diz uma malha única de wifi, que permite sua movimentação por todo o perímetro sem mudanças de rede e sem perca de qualidade ou sinal.

Como o Wi-Fi Mesh funciona?

Cada dispositivo ” Wi-fi Mesh” envia sinal de internet de qualidade a todos dispositivos conectados a ele, Computadores, Smartphone, SmarTvs e etc. Pois todos dispositivos da rede Mesh funcionam como se fossem um Roteador só e caso algum roteador da rede Wifi Mesh falhe os outros se reorganizam e redistribuem o sinal! Por isso em uma rede tipo Mesh quanto mais dispositivos, mais forte ela é. É possivel criar até uma única rede em uma cidade inteira, é claro que seriam muitos dispositivos necessários para isso rsss, mas sim realmente é possível!

Suas configurações também são mais simples e podem muitas vezes serem definidas por app de celular, é possivel que o próprio usuário defina parâmetros de distribuição de conexão como quais dispositivos tem mais prioridade de conexão, configurações de dias e horas habilitadas para conexão de cada dispositivo ( Para que você gerencie o tempo que seus filhos passam conectados), e criação de senhas exclusiva para visitantes.

Este post é feito pela Neo domótica automação residencial e Home Cinema para lhe ajudar a conhecer as soluções mais inovadoras do mercado e assim ajudar na escolha dos melhores dispositivos.
Caso tenha interesse em realizar a instalação de Wi-fi de alto desempenho, em sua residencia,comércio ou escritório entre em contato com a Neo domótica Aqui